Qual tratamento para dislexia

Tratamento para a dislexiaPara quem foi diagnosticado com a dislexia, poucas coisas são tão importantes quanto encontrar um bom tratamento.

O tratamento para dislexia tem como foco principal a resolução dos problemas específicos de aprendizado de cada pessoa. O objetivo dele é acabar com as dificuldades na soletração, em  se lembrar nomes disnomia, e  também de problemas com a  escrita e leitura. Assim, a maioria dos métodos atuais, usados para tratar a dislexia tanto em adultos quanto em crianças não prometem uma cura, mas focam principalmente na alteração dos métodos de ensino e do ambiente de estudo para atender as necessidades individuais de cada disléxico.

Qual tratamento para dislexia em crianças

tramento dislexia criançasNo caso da dislexia infantil, a parte central do tratamento se encontra no acompanhamento multidisciplinar, que tem como o objetivo de trabalhar as particularidades de cada caso. Com isto, o tratamento da dislexia busca diminuir problemas comuns como o abandono escolar e prejuízos emocionais. Alguns dos objetivos do tratamento incluem: aumentar a rapidez da leitura; trabalhar a capacidade de concentração e organização das crianças e favorecer o desenvolvimento educacional.

Com crescente número de pesquisas feitas sobre a dislexia, cada vez ficamos mais certos de que este transtorno do aprendizado tem uma origem genética. Assim sendo, é cada vez maior o número de pais de disléxicos que saem do consultório descobrindo que eles também são disléxicos.

E é este crescente número de recém descobertos disléxicos adultos que acaba impondo novas demandas ao tratamento da dislexia e requerendo uma capacidade especial de adequação por parte dos profissionais especializados em tratamento da dislexia como fonoaudiólogos, pedagogos, psicólogos, psiquiatras e professores.

Qual tratamento para dislexia em adultos?

tratamento dislexia em adultosAté agora o tratamento da dislexia é basicamente o mesmo para crianças e adultos. No entanto, com freqüência, profissionais estão buscando resolver as necessidades individuais e especiais de disléxicos adultos por meio do suporte individual e focado na resolução dos problemas. E como muitas das necessidades dos adultos são bem diferentes das necessidades das crianças as demandas sobre o tratamento e prognóstico são grandes.

Um número considerável de disléxicos adultos desistiu dos estudos e ainda enfrenta dificuldades no mercado de trabalho por causa da dislexia. No caso deles, o tratamento da dislexia tem como objetivo favorecer a possibilidade da volta aos estudos, da melhoria das relações interpessoais, da restauração da auto-estima, além de favorecer o fortalecimento das áreas de compensação cerebral.

O mais importante é saber que não existe idade limite para recuperar o tempo perdido.

Publicado em Dislexia, Sem categoria Marcado com: , , , , ,
71 comentários sobre “Qual tratamento para dislexia
  1. anaides miranda barbosa disse:

    eu nao com sigo escreve coreto muita deficudade de escrever

  2. eduardo vieira disse:

    onde eu posso procura ajuda pois tenho duvidas se tenho o problemas
    mais me encacho em tudo que vc sobre o assunto mais moro em Floripa e ñ sei onde procura ajuda Professional deis de já munto obrigada

  3. Marcia Lima disse:

    Recebi recentemente o diagnostico de dislexia.

    Sou formada em Eng. Civil e em Direito.

    Não consegui passar no exame de ordem, como também tenho uma grande coleção de insucessos em vários concursos que fiz, apesar de ter estudado muito.

    Moro em Fortaleza- Ce, e gostaria que me ajudassem, me indicando qual será a melhor forma de tratamento.

  4. Marcia Lima disse:

    Recebi recentemente o diagnostico de dislexia.

    Sou formada em Eng. Civil e em Direito, e tenho duas especialidades na área jurídica.

    Não consegui passar no exame de ordem, como também tenho uma grande coleção de insucessos em vários concursos que fiz, apesar de ter estudado muito.

    Moro em Fortaleza- Ce, e gostaria que me ajudassem, indicando qual é a melhor forma de tratamento, e quais os profissionais capacitados em minha cidade.

    Antecipadamente, agradasse.

  5. Neusa Soni disse:

    Minha filha tem problema de fixar o que estuda, por exemplo:
    amanhã ela tem uma prova, ela estuda e sabe tudo, quando chega na hora da prova confunde tudo.
    Isso é dislexia?
    Ela escreve super bem, le muito, grava muita bem datas, mas na hora da avaliação é um desastre.
    Por favor me oriente.
    Neusa

  6. HERLEY disse:

    como fazer um teste de dislexia em adulto?

  7. adenilto rocha de sousa disse:

    onde eu posso procura ajuda

  8. cristina disse:

    Já ouvi falar do professor Vicente Martins. Pelo li sobre ele, a indícios de que ele resida em Fortalece. talvez ele possa ajudar

  9. irenilda guimarães porto da siva disse:

    eu e meu filho tem dislexia.

  10. Jáder Cordoval de Barros disse:

    Olá, Me interessei por este assunto porque desconfiei que tenho algum grau de dislexia, e não sei o que fazer, e qual profissional devo procurar. Leio e escrevo, mas se tenho que interpretar um texto, tenho que ler pelo menos uma 5 vezes para entender o assunto, troco desde criança a letra C pela G, e Vice e versa. Não consigo decorar absolutamente nada. Não consigo falar em público,tenho dificuldade em leitura em voz alta, quando leio às vezes, volto para a linha de cima (antes achava que fosse problema de visão). Tenho muita dificuldade de concentração em leitura, e vários outras coisa. Portanto gostaria de saber qual profissional devo procurar, pois dizem que é um trabalho de vários profissionais. (tenho 59 anos, parei de estudar aos 17 anos exatamente pela dificuldade que tinha de memorizar as matérias, e quando tinha fórmulas ai então era meu terror).

    • Fabio Batista disse:

      OLá Jáder,

      Obrigado pela visita. Lendo o seu depoimento, acredito que existe a possibilidade de você ser disléxico sim. Mas para ter certeza é sempre bom fazer o diagnóstico com uma equipe multidisciplinar. Fico feliz que tenha encontrado o nosso site. Afinal de contas, nunca é tarde para superar a dislexia. Você se cadastrou em nossa lista de e-mail para receber novidades e informações sobre a dislexia?

  11. Esdras disse:

    Ola so o esdras tenho 23 anos tenho muita dificuldade para escrever ler e ate mesmo com contas quero uma ajuda …. não sei mais onde eu devo procurar se puder me Ajudar ficaria muito grato … Desde ja Obg

    • Fabio Batista disse:

      Olá Esdras, muito obrigado por sua visita. Não deixei de notar seu nome, recentemente li um livro sobre o assunto e me lembro que Esdras que significa Ajudador. Quanto a ajuda que procura, a boa notícia é que ela existe. Um ponto central é descobrir quais são suas dificuldades e habilidades. Na sua mensagem você falou das dificuldades. Mas, dislexia, sempre apresenta estes dois elementos. O que você faz bem? Artes? Trabalhos manuais? Estamos planejando produzir um material em vídeo, com dicas aqui para o blog e assim que tiver pronto vamos avisar a todos que visitaram e deixaram comentários.

  12. Tamara disse:

    Olá, descobrir a pouco tempo, através de sintomas que sofo de dislexia preciso de ajudar! pois tenho uma falta de concentração imensa, dificuldade na escrita, ler em voz alta, raciocinio logico. Tenho 22 anos e preciso muito de ajuda!

  13. JOÃO disse:

    POR FAVOR ME MANDEM O ENDEREÇO DE VOCES E O EMAIL PARA MIM POIS SOU DISLÉXICO DE GRAU SEVERO E PRECISO DE TRATAMENTO E DE UM ATESTADO MÉDICO PARA COMPROVAR A MINHA DISLÉXIA

  14. Renata Pereira Santos disse:

    Olá,
    Tenho 45 anos e sempre sofri os sintomas da dislexia. Só agora estou tomando consciência disso. Gostaria de saber mais detalhes sobre tratamentos e forma de diagnosticar.
    Por favor, me orientem como devo proceder, quem devo procurar (especialidade medica) e como me tratar.
    Atualmente estou tratando de uma depressão e tomando medicamentos antidepressivos. Tenho sentido alguns efeitos colaterais que estão agravando ainda mais os sintomas da dislexia, como memória falha, desorganização mental e dificuldade de processar as informações.
    Aguardo retorno o mais breve possível.
    Grata

  15. José disse:

    Tenho indícios de dislexia, não tenho condições de pagar tratamento poderia me orientar onde fazer gratuito em São Paulo capital ou Guarulhos?
    Grato.

  16. fabielle disse:

    Oi,acho que sofro de dislexia,tenho 28 anos e gostaria de saber como eu posso ter certeza,moro no Rio de Janeiro

  17. EDINA disse:

    eu tenho e fiz o mapeamento e descobri tenho muita dificuldade na escrita não sei oque fazer quero fazer engenharia civil

  18. Elaine C B disse:

    Tenho dificuldade desde criança,não consegui concluir nem um curso finalizei o ensino médio depois de adulta , ao falar o medo é tão presente que posso falar rápido e ninguém entende ou da branco total se consigo hoje escrever correto porque faço uso do androide entre outros transtornos é frustante.

  19. Ana Calado disse:

    Olá Pessoal, sou psicopedagoga e estou me colocando a disposição para ajuda-los com as possíveis respostas.
    Envie suas perguntas ao email: ana.educadora@hotmail.com que estarei estudando e lhes enviando as melhores respostas e ajudando-os nos encaminhamentos.
    Um forte abraço
    AnaCalado

  20. Roberto disse:

    Ola so o Roberto tenho 33 anos tenho muita dificuldade para escrever ler, qual proficional devo procura para o tratamento da deslexias.

  21. Wenzel Souza disse:

    Tem tarefas em alguns empregos que são super fàcil para outras pessoas mas que pra mim é dificil.

  22. Marcos disse:

    Olá,começo a ter cada vez mais certeza que tenho a dislexia,pois fiz o teste e vejo que todas as questões batem de acordo com oq eu enfrento no meu dia-dia.Tenho 38 ano e pela minha falta de concentração e uma dificuldade muito grande para aprender as coisas e um pavor mortal de ler me voz alta.Me ajude por favor.

  23. Douglas disse:

    Olá,
    Tenho 30 anos e recentemente resolvi retomar os estudos. E agora, já maduro, percebi que tenho uma dificuldade enorme para ler, resolver problemas e produzir textos. Não que eu leia mal, ou escreva fora da norma padrão, mas o fato é que eu levo muito mais tempo que uma pessoa normal para ler ou escrever um texto. Eu posso citar, como exemplo, o projeto de estudo que eu realizei ano passado que foi fazer o Enem. Pois bem, apesar de ter estudado muito e me dedicado bastante (estudava mais de 10 horas por dia e fazia provas com questões parecidas com as do Enem) eu não consegui fazer toda a prova dentro do tempo, chutei mais da metade da prova do 2º dia (que inclui a redação) e só consegui obter uma nota boa na produção textual(840 de 1000), porque dediquei mais de 2 horas só para ela.
    Gostaria muito de receber ajuda e me consultar com um especialista para verificar se, realmente, eu posso ser considerado disléxico.

  24. Andresa disse:

    Sou mãe de uma criança de 8 anos e estou a procura de qual teste e qual profissional procurar em Fortaleza para diagnosticar dislexia. Agradeço a quem poder me ajudar com a informação, já não sei mais o que fazer?

  25. Sheila disse:

    Oiii eu descobri em mim uma enorme dificuldade em aprender, interpretar e produzir textos desde infância pois não consigo acompanhar com rapidez sempre fico pra trás na escola é horrível eu moro em Itaquaquecetuba !!!

  26. Wellington Lima disse:

    Meu problema, é que não consigo interpretar textos corretamente, tenho dificuldade em escrever quando faço uma redação.

  27. VALDIRENE SOARES DE QUEIROZ disse:

    BOM DIA. GOSTARIA DE SABER MAIS SOBRE DISLÉXIA PORQUE ACHO QUE SOU.

  28. VALDIRENE SOARES DE QUEIROZ disse:

    BOM DIA. GOSTARIA DE SABER MAIS SOBRE DISLÉXIA, DESDE DE CRIANÇA TENHO MUITA DIFICULDADE NAS ESCRITA MAIS IMAGINAVA QUE NAO TINHA SIDO ALFABETIZADA CORRETO.

  29. Evanildo disse:

    Acho que tenho dislexia gostaria de saper como poso tratar

  30. jefferly bilitardo disse:

    eu gostaria de saber com procura ajuda quem devemos procura primei para dar o diagnostico coreto e damos um orientação corta

  31. Tom disse:

    Olá, eu me interesso muito por esse assunto,até certo tempo me considerava mais um portador de DDA, mas creio que me encaixo melhor com os sintômas da dislixia. Eu tenho mania de comer letras, às vezes, até pedaços inteiros de frases ex: Amanhã vou à feira comprar bananas e meia-dúzia de ovos, eu digito “amanhã feira dúzia ovos” cometo essa gafe constantemente. E se leio um livro, esqueço muito rápido a história. Não entendo minha letra, quando esboço um pensamento depois de um certo tempo estrnho tudo que eu disse, é como se não fosse eu que tivesse escrito aquelas coisas. Leio muito mal em voz alta, tem dificuldade de me expressar com clareza, fico enrolado.

    • Brisa disse:

      Olá Tom,
      De todos os depoimentos das pessoas aqui, foi com o seu que mais me identifiquei…
      Tenho um problema de fala constante, pelo menos 2 a 3 vezes ao dia erro as palavras na frase ou falo o antônimo da palavra pretendida. Por exemplo, se penso azul falo vermelho ou verde. Com numeros também tenho dificuldade na leitura se leio 98 posso falar “oitenta e nove”. Então sou terrivel em soletrar numeros. Posso errar tanto em momentos de tensão ou de descontração. O que me deixa muito insegura e deprimida. Pois acabo me achando burra e inferior as outras pessoas. Tenho dificultades de fazer amizades e de conversar com pessoas desconhecidas por ter medo de errar, e é ai que erro mesmo! Tenho dificuldades tambem no trabalho, não sei me posicionar, tenho medo sempre!
      Lendo sobre dislexia encontrei o conceito sobre hipoatividade e me idemtifiquei com a descrição. Tenho muita lentidão para perceber o mundo a minha volta. Demoro a saber a resposta adequada pra cada situação. A vida acaba passando e eu perdendo o time sempre. Meu namorado me considera preguiçosa, mas eu sei que não é preguiça meu problema… Seria então um probleme neurológico? Vou atras de algum médico e remédio, quem sabe alguma droga poderia me ajudar. Sinto q perdi muito tempo. Que essa atitude de procurar ajuda poderia ja ter acontecido… Mas ainda dá tempo antes dos 30…. Preciso de ajuda, sozinha não consigo!

  32. Tom disse:

    Olá, eu me interesso muito por esse assunto,até certo tempo me considerava mais um portador de DDA, mas creio que me encaixo melhor com os sintômas da dislexia. Eu tenho mania de comer letras, às vezes, até pedaços inteiros de frases ex: Amanhã vou à feira comprar bananas e meia-dúzia de ovos, eu digito “amanhã feira dúzia ovos” cometo essa gafe constantemente. E se leio um livro, esqueço muito rápido a história. Não entendo minha letra, quando esboço um pensamento depois de um certo tempo estranho tudo que eu disse, é como se não fosse eu que tivesse escrito aquelas coisas. Leio muito mal em voz alta, tenho dificuldade de me expressar com clareza, fico enrolado.

  33. Bárbara Simonetti disse:

    tenho filha com dislexia e gostaria dereceber informações sobre o assunto.Grata

  34. Teresa disse:

    Olá, sou professora de Língua Portuguesa, em uma rede conceituada mas não consigo falar em público, parece brincadeira mas não me concentro quando estou lendo, não decoro músicas, não consigo aprender outras línguas, não passo em concursos, não presto atenção quando alguém está conversando comigo, esqueço das coisas com facilidade, tenho dificuldades com cálculos e muita dificuldade em aprender coisas novas. O que me ajuda é ser persistente, sou considerada uma boa professora mas isso tudo me atrapalha e muito, pois sempre preciso de pretextos para fugir de algumas situações com os colegas. Estou fazendo pós graduação e não consigo prestar atenção nas aulas, tenho que pegar o conteúdo e ler e reler várias vezes para assimilar. Preciso de ajuda.

  35. marta disse:

    Sempre tive problemas com a escrita porém como lia muito quando criança/adolescente minha leitura é excelente, porém não consigo fazer uma redação descente, faço confusão na hora de passar pro papel minhas idéias e tenho enorme problemas na ortografia.Consegui estudar e sou formada em biblioteconomia, mas preciso urgente fazer um tratamento para que minha escrita acompanhe minha leitura pois gostaria muito de fazer um mestrado. Qual o primeiro profissional que devo procurar para o diagnostico de dislexia!!!

  36. Silvia disse:

    Descobri a pouco tempo que tenho dislexia, quero procurar um profissional para me ajudar, quem devo procurar? Quero muito fazer um tratamento!Tenho 26 anos.

  37. Denise Modesto disse:

    Olá.
    Acredito ser disléxica, percebi em uma apresentação de trabalho no curso de Professores sobre o tema após meus 40 anos em 2011 e hoje sou professora concursada em duas prefeituras e no momento meu sofrimento b asei-se nos momento de fazer os relatórios e preencher diários que é o carro chefe de um professor do Ensino Fundamental e ppor isso passo muitas vezes por humoilhação com rizadinhas palavras duras e desconfianças da parte dos colégas de trabalho e chefias.
    Estou no último período de Pedagogia e minha Monografia fala sobre a dislexia na faze adulta e preciso entrevistar um/uma adulto/adulta disléxica para concluí-la quem se e intereçar mande imail para de-modesto@hotmail.com

    Obrigada!

  38. Mari disse:

    Sofro com dislexia desde criança mas somente agora com 40 anos que tive o conhecimento,voltei a estudar estudo aprendendo inglês e voltou tudo os problemas que eu sofria na época escolar e por esse problema sem ocorre a desmotivação queria saber o que posso fazer,que tratamento seguir?? Me ajudem

  39. Espedita disse:

    Eu Tenho 38 anos e acredito que sou dislexia. Fiz um teste pela internet e o resultado fou positivo.Tenho muita dificuldades para escrever e por mais que me esforce não consigo desenvolver uma redação. Preciso muito de ajuda.Sou uma pessoa esforçada e sempre estou lendo mas não adianta nada.Qual especialista eu devo procurar?

  40. Espedita disse:

    Olá, tenho 38 e tenho muita dificuldade em escrever corretamente, na minha cabeça fica um embaralhado de informações as quais não consigo ordenar e acabo escrevendo coisas sem coerência, isso tem me causado muito constrangimento do tipo ” Nossa, você é formada e não sabe escrever” Comentários como esses entram na alma e machuca de tal maneira que fere a nossa dignidade!!! Onde procurar ajudar? Será gratuita em são Paulo? Sabendo que na rede privada é muito caro.

  41. heron costa disse:

    boa tarde gostaria de ter informacão sobre o teste e aonde faz o tratameno da dislexia, sempre tive dificuldade par falar para lé para escrever para intrepertar ,quando crianca lebro bem que uma proferssora mim chamava de burra e os colegas riam de mim e isso so piorava tudo porque eu não consegui responde o que a professora queria ovir , hoje to fazendo faculdade de direito , passei no vertibular so Deus sabe como mas passei e to cursando mas tenho muita dificudade ainda e isso ta mim atrapalhado muito ,quando a frofessora ta espricando ta tudo bem ela saio ja escreso tudo muito rapido , na hora da prova não consigo mim concentra da um branco entra na minha mente coisa em importancia mem uma na quele momento lembro coisa de quando era crianca , sonho acordada e etc..
    Pesso a juda para vc que atende do assunto morro em Salvador e naõ sei onde tem o teste ou o tratamento para a dislexia espero uma resposta agradesso desde já .

  42. Ana paula disse:

    Semana passada, no programa, encontro com Fátima Bernardes, estavam falando sobre a dislexia, me chamou atenção, porq muitos dos depoimentos fechavam com minha vivência. Procurei me informar e achei um teste onde constatei q tenho 75% de chance de ter dislexia. De certa forma fiquei um pouco mais aliviada, pois eu com 34 anos, fornada em contábeis e gerente administrativa de uma empresa, não poderia ser normal ter tanta dificuldade na escrita e principalmente na leitura. Não sei qm procurar para me ajudar. Quero e preciso né tratar. Sou de Tubarão Santa Catarina.

  43. jannaina Teodoro Moreira disse:

    Dislexia como trata. Obrigada.

  44. Aline Ferreira Kussik disse:

    Fiz o Teste e tenho 87.5 grau de dislexia mas não estou conseguindo tratamento gratuito. Estou desempregada porque as pessoas acham que o disléxico é analfabeto.
    Para escrever uso o corretor ortográfico porem muitas vezes ainda erro e as pessoas do fase riem ou me criticam. Moro no Rio de Janeiro, será que consigo tratamento no SUS?

  45. Angela Estevao disse:

    Oi tenho 41 anos escrevo muitas coisas errado maioria das vez eu troco v,f r,l troco varias palavras algumas eu esqueço como se escreve qual o profissional q pode me ajudar moro em São Paulo

  46. telma disse:

    Oi descobri que tenho deslexicia ao 47 anos tô sendo medicada muito bom o remédio gostei, mais gostaria de saber se tem grau pq fui até a faculdade e tenho uma inteligência e raciocínio bom ,eu só esqueço muito ?

  47. Daniele disse:

    Olá. Meu nome é Daniele e moro em Belo Horizonte-MG. Descobri no curso de Pedagogia a dislexia, me identico muito com as características de um Disléxico.
    Fui alfabetizada em uma escola contrutivista,onde havia grande valorização das artes e poucas aulas tradicionais, o que por muitos anos fez minha família acreditar ser a justificativa para os erros ortograficos e a falta de atenção na construção de textos.
    Troco varias letras como S-C, V-F, P-B-D, M-N e as vezes troco algumas letras de lugar em uma palavra, leio batante, porém com uma certa dificuldade, o que não me impossibilita de ler romances ou pesquisas, me policio para voltar nos trechos que me perdi e as vezes faço duas ou três leiruras de um mesmo paragrafo. O que mais me ocorre e incomoda é o fato de eu não perceber que falta uma palavra nas frases ou que no meio de uma palavra as letras estão fora da ordem, todos os textos que escrevo preciso ler e reler muitas vezes, para encontrar erros e até para colocar as pontuações necessaras, na maioria das vezes peço a uma terceira pessoa para ler, pois, eu por vezes não identifico o erro se eu for a autora de tal. Sofri um pouco nos “Ditados” da escola e nas produções de texto em geral. Mas como tenho boa oratória e uma boa imagem de mim, a dificuldade com as letras e as palavras não se tornou um obstáculo. Formei a um ano na Universidade do Estado de Minas Gerais e hoje busco qualificação para auxiliar na alfabetização de crianças que apresentam dificuldades.
    Desejo reseber suas orientações para o diagnóstico e tratamento da dislexia.

  48. ROSENEIA MARIA LEMES SOUZA disse:

    OI BOA NOITE, TENHO UMA FILHA COM 22 ANOS .. RECENTEMENTE DESCOBRI QUE O PROBLEMA DELA É DISLEXIA…JÁ ESTÁ PELA SEGUNDA VEZ TENTANDO PASSAR DO QUARTO SEMESTRE EM ADMISTRAÇÃO E NAÕ CONSEGUE… ESTÁ QUERENDO DESITIR.. PRECISO DE AJUDA POR FAVOR…MA~E DESESPERADA… …

  49. Daniele disse:

    Ola tenho dislexia não ser ler e escrever direito vivo trocando palavra hoje com 19 anos sintor dificuldades com isso ter auto tima baixa ter sonho de entra faculdade mais ter medo de não consegui por que ser escrever direito não endeteficar palavra certa presico de ajudar isso esta mim prejudicando porfavor mim ajudei

  50. Muito obrigado por todos comentarios hojè para mim foi um grande dia pois discubrir que eu não sou burro mais sofro de direxia . Vou contar minha istoria meu nome è cristiano tenho 44 anos e levo uma vida frustado pois sempre tive medo de escrever quando a professora fazia ditado eu tremia de medo durante e depois na hora de pegar a nota. Daria tudo para ser uma pessoa normal . É costrangedor escrever errado acho que este disturbio foce mais divulgado e que os professores , não tivesem preconseito. Espero que do fundo do meu coração todos nós conseguiremos superar. Tambem gostaria de pedir socorro me ajudem pois ja pensei em atè morrer devido este meu problema. Sou chef de cozinha neste momento trabalho fora do brasil, a mais de 10 anos cheguei a ser, diretor comercial,e diretor de produção, e diretor dum hotel. Tenho uma cecretaria e170 colaboradores e embora a dificuldade que tenho para escreve corretamente não tenho na gestão na interpletação de texto criação de atas etc. Gostaria que podese indicar um livro que fale sobre o tema obrigado

  51. Muito obrigado pela a iniciativa

  52. Jozi disse:

    Eu fiz um texte da net com meu marido ele tem todos os sintomas de dislexia se procurar ajuda quem pode me ajudar nisso?

  53. tem alguma atestado para uma pessoa deslexia

  54. Jucilene Cristina disse:

    Olá boa noite tenho dislexia aos 24 anos Isso me incomoda muito e aí não sei como começar porque meu alto estima está lá embaixo Mas preciso de ajuda!!

  55. Tatiane disse:

    Eu fiz o teste eo meu o resultado foi 78, alguma coisa que não gravei
    Tenho muita dificuldade de escrever e comprender
    Tenho muita vergonha de conversar principalmente quando estou meio agitada
    E como as pessoas falasse eu so entendesse blabla, bla bla
    E quanto mais eu tento falar parece que a pessoa não me entende ai fica muito difícil
    Isso me encomoda muito fico triste e não consigo enxergar uma luz no fim do túnel e nisso ja estou com 35 anos e meu sonho e conviver com as outras pessoas sem parecer um bichinho acuado
    Obrigado desde já

  56. loca disse:

    Tenho 40anos, sempre tive muitas dificuldades em escrever, ler e principalmente compleender um texto. A vergonha de admitir me fez calar, não consigo ter um bom deseponho no trabalho por isso. Já não consigo conviver com essa dificuldade, sei que posso mais, porém tenho muita dificuldades.

  57. Francileidce disse:

    Sou a francileide sou adulta e tenho problema com aprendisado para ler e escrever terminei o enaibo fundamental e agr estou no ensino médio estou sofrendo muito na hr de escrever muitas vezes nem faço o trabalho prq n consigo escrever para n desistir procuro ajuda para resolver esse problema

  58. Celina Bettini disse:

    Meu nome é Celina, sou dislexia, fiz 04 anos de fono, confundia B com P, F com V, D com T, C com G, etc…Estou ficando cada vez mais isolada por mim mesmo.Gostaria de ligar melhor com isso, e interagir melhor com as pessoas. obrigada

  59. Cristiane Fernandes da Fonseca disse:

    Tenho 42 anos. Consigo escrever razoavelmente bem, com coerência, porém sou lenta, cometo muitos erros, e mesmo conferindo,ainda passam alguns. Tenho muita dificuldade com cálculos, extrema dificuldade em distinguir esquerda de direita, de guardar nomes, memória visual péssima, não consigo dançar, andar de bicicleta ou mesmo me equilibrar em uma perna. Não consigo entender duas pessoas falando simultaneamente e fico extremamente irritada com isso. Não consigo ler com uma pessoa falando ao meu lado. Na academia, se alguém se aproxima eu perco o equilíbrio quando estou fazendo atividades. Tenho muitos lapsos de memória, principalmente ao falar em público. Duas músicas tocando ao mesmo tempo também me deixam confusa. Tudo isso me prejudicou extremamente no trabalho, tanto que resolvi trabalhar por conta, mas atividades como fazer cadastros e lidar com papelarias também são muito difíceis para mim. Será que sou dislexica? Onde procurar ajuda?

  60. Antoniêta S A Costa disse:

    Fis o teste esto esperando a confirmação .Lendo varios relatos me endentifico com varios deles quando eu escutava o mais que eu seentasse nas cadeiras na frente não conseguia acompanha o que estava escrito para colocar no caderno tô copiando profesores e colelas apaga vão ou exercio oral copiava pela metade faltava letras muitas das vezes era motivo de xicana ojem é bulem pregrisosa eu soufria ate em casa os castigos fisicos eram terives vezes de acontecer na propia escola belicois puchão de cabel ficar de joelho aclase tudo rindo aquelas sabatinas sofro so em lembra cidade pequna era como se fose atrcao de circo me doi ate hoje estas lembransas tenonho pesadelos poblema no trbalhos por falta de consentraco

  61. Antoniêta S A Costa disse:

    Pesso ajuda porfavor

    ja estou com a idade de 47 os esmpregos cada dia pedindo qualificao para escrver uzei o rcurso para ve não sair é tanta coisa errada

  62. Tatiane Ferreira da silva disse:

    😔😔😔😔😔 desde criança tenho dificuldade em matemática e de entender rapidamente o que falam pra mim seja piada conversa ordens lembra de algo é orrivel me sinto burrissima só deus sabe oque pasa dentro de mim será que é deslexia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*