O que é dislexia

A dislexia é uma dor de cabeça para muita gente, mas pode ser resolvidaPara quem escuta esta palavra pela primeira vez, uma pergunta frequente é — O que é dislexia? É verdade que hoje em dia, se fala muito mais sobre a dislexia na mídia do que há alguns anos atras. Mas, mesmo assim, muita gente ainda tem dúvidas sobre o que é dislexia.

Mas o que significa dislexia? A palavra d-i-s-l-e-x-i-a significa literalmente difícil-palavra. A dislexia é um transtorno de aprendizagem ligado a alterações neurológicas no cérebro. Segundo organizações com a a Associação Brasileira de Dislexia ela atinge cerca de 17% da população mundial. A dislexia se caracteriza, dentre outras sintomas, pela dificuldade de relacionar letras aos seus respectivos sons, ou seja, as silabas aos fonemas. E como a palavra escrita é o pilar de todos os avanços tecnológicos da sociedade atual, a dislexia pode acabar sendo uma causa de muito sofrimento no processo de alfabetização e no decorrer da vida educacional de qualquer pessoa.

A lógica educacional vigente é que primeiro aprendemos a ler, depois, lemos para aprender. E a não adequação a esta lógica, é no mínimo problemática para a vida de qualquer um. Afinal, impérios surgiram e caíram, sustentados nesta fórmula. E até hoje, no século XXI é extremamente difícil imaginar um profissional como um gerente, administrador, médico, dentista ou mesmo político que não saiba ler. Por isto, incapacidade, rejeição e desconforto são três palavras que sempre seguem a pessoa com dislexia não tratada.

>> Veja aqui  mais sintomas da dislexia

O Que É Dislexia E Como Lidar Com A Dislexia

Disléxicos tem dificuldade  ligando os sons às silabasA dislexia quando mal tratada ou ignorada pode acarretar prejuízos emocionais e materiais gravíssimos desde os primeiros anos da infância, e que podem se estender por toda a vida adulta alcançando até a terceira idade. Uma das características mais evidentes no mundo atual é a competição no mercado de trabalho. E não é difícil imaginar como uma pessoa com dislexia e que tenha dificuldade para ler, memorizar informações e se comunicar, acaba entrando no mercado de trabalho prejudicado, de certa forma, a menos que se procure uma estratégia para compensar as dificuldades. Uma destas maneiras de compensar as dificuldades vividas por disléxicos é focar nas habilidades da pessoa. Assim, saber o que é a dislexia é tão importante quanto saber lidar com ela.

O Que É Dislexia E Como Focar Nas Habilidades Individuais De Cada Disléxico

Pesquisas ao redor do mundo apontam que pessoas com dislexia tendem a ter um lado artístico ou visual bastante desenvolvido. Algumas são bastante criativas, empáticas e inovadoras. E se prestarmos bastante atenção, perceberemos que estas são, em sua maioria, características muito apreciadas e desejadas no mercado de trabalho. Além disto, a maioria dos tratamentos para a dislexia também focam em estratégias para superar as dificuldades.

O Que É Dislexia – E O Papel Da Escola

O lugar mais comum para a identificação da dislexia é na sala de aula. Isto porquê, é lá dentro que muitos sintomas se tornam identificáveis pela primeira vez, e também é lá, onde o professor pode começar a passar atividades para disléxicos, com o objetivo de estimular o desenvolvimento dos alunos. Por isto é importante que professores em todos os níveis educacionais sejam preparados e fiquem atentos aos sinais da dislexia.

Afinal, a dislexia acaba sendo uma dificuldade compartilhada. Pois cria um problema tanto para o aluno que precisa aprender, quanto para o professor que tem a responsabilidade de ensinar. Além disto o diagnostico evita uma das consequências mais indesejáveis, relacionados a dislexia não tratada, que é o desenvolvimento de quadros depressivos e sérios problemas de autoestima nos alunos.

Publicado em Dislexia, Sem categoria Marcado com: , , ,
2 comentários sobre “O que é dislexia
  1. Jaci De Souza Bispo j disse:

    descubrir agora na minha vida adulta. Todos os motivos do meu sofrimento escolar e academico. Aos 46 anos tratando o caso de criança com dislexia descubrir também era. No iniciou tudo ganhou sentido. Minhas dificuldade com matematica e português sempre foram gritante. A forma que encontrei para me sobressair. Foi diante do espelho lia varias vezes e gravar. chamada memoria auditiva. Foi metodo que encontrei sozinhar para não ficar tão mal na faculdade. meus trabalhos sempre foram incompleto por que não dizer medriocre. Sabe passei anos achando que era burra. Hoje me sinto aliviada em saber que sou deslexia pois isso me ajudou a aceitar minhad dificuldades. mais mesmo assim sou vitoriosa e vou tentar desvolver o trabalhor para ajudar criança dislexa.
    Jaci

  2. eu tenho dislexia queria sabe sobre mais pouco sobre isso porque sofrem muito na escola e muito lugares tem medo não ser ninguem no futuro …obrigada vcs me ajuda

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*