O profissional fonoaudiólogo e a dislexia – Como ele pode ajudar o disléxico?

exerciciofonoaudiologoO fonoaudiólogo é um dos profissionais que estão ligados ao diagnóstico  e tratamentoda dislexia e outras dificuldades do aprendizado. Mas como é o que este profissional atua? Quais são os órgãos responsáveis por sua qualificação, como conselho de classe de fonoaudiólogos? Confira abaixo algumas informações úteis sobre a fonoaudiologia e o fonoaudiólogo.

De acordo com o site do Conselho Regional de Fonoaudiologia da 2ª. Região – São Paulo, O fonoaudiólogo é um profissional que pode atuar de forma autônoma independente tanto nos setores público quanto no privado.

O fonoaudiólogo é o profissional responsável pela promoção da saúde, prevenção, avaliação e diagnóstico, orientação, terapia (habilitação e reabilitação) e aperfeiçoamento dos aspectos fonoaudiólogos da função auditiva periférica e central, da função vestibular, da linguagem oral e escrita, da voz, da fluência, da articulação da fala e dos sistemas miofuncional, orofacial, cervical e de deglutição.

O fonoaudiólogo exerce também atividades de ensino, pesquisa e administrativas. Embora estudos na área da fonoaudiologia remontem ao início do século IXX (dezenove), a profissão fonoaudiólogo teve seu aparecimento na Hungria por volta dos anos 1900.

Qual o papel do fonoaudiólogo no diagnostico e  tratamento do disléxico?

exerciciofonoaudiologo2O fonoaudiólogo ajuda o disléxico na formação da associação entre o som e a escrita. Isto porquê para ler e escrever a pessoa precisa saber dividir a fala em unidades menores e associar os fonemas às letras, é o que explica a fonoaudióloga Maria Thereza Mazorra em matéria sobre dislexia publicada no site do Conselho Regional de Fonoaudiologia de São Paulo.

Ele, o fonoaudiólogo, é justamente a pessoa habilitada a trabalhar a dificuldade em associar os sons da fala, os fonemas, às letras correspondentes. A escrita é uma das áreas mais complexas da linguagem junto com a fala e o fonoaudiólogo ajuda o disléxico a “estabelece estratégias para facilitar a leitura, para ajudar o indivíduo a associar o som à escrita” finalizou Maria Thereza.

Onde encontrar um bom Fonoaudiólogo?

criancascantandoÈ bastante importante verificar se o profissional possui registro na sua associação de classe em sua região, como o Conselho Regional de Fonoaudiologia da 2ª. Região  para quem mora em São Paulo ou o Conselho Federal de Fonoaudiologia CFF.

Um outro profissional que trabalha em equipe com o fonoaudiólogo em muitas escolas junto ao disléxico é o psicopedagogo. Em breve escreveremos algo aqui sobre o trabalho deste profissional na equipe múlti profissional de apoio ao disléxico.

Você é fonoaudiólogo ou se tratou com algum e tem algo a acrescentar sobre o trabalho do profissional fonoaudiólogo e disléxicos adultos? Ou ao nosso artigo? Escreva sua opinião ou compartilhe sua experiência abaixo.

Publicado em Dislexia, Profissionais Marcado com: , , , , , , , , , , , , , ,
Um comentário sobre “O profissional fonoaudiólogo e a dislexia – Como ele pode ajudar o disléxico?
  1. ROSALENE MARTA COSTA disse:

    Concordo plenamente, o fonoaudiólogo é realmente importante no desenvolvimento da criança e também ajuda não só o psicopedagogo, mas todos dentro da área da educação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*