Dificuldades de aprendizagem – O que são?

João é um aluno dedicado, frequenta todas as aulas e até faz perguntas bem complexas para os professores. Mas, não importa o quanto os professores se esforcem para explicar o conteúdo para João, ele continua com notas abaixo da turma e parece não aprender o conteúdo. No entanto ele é um garoto inteligente e social.

O caso de João não é único. O seu rendimento é totalmente desproporcional ao o seu comportamento pois ele sofre de um distúrbio que pode ser tratado e resolvido. João é portador de uma dificuldade de aprendizado. Mas, o que são dificuldades de aprendizagem e como elas podem afetar o desenvolvimento de estudantes e alunos dentro e fora da sala de aula?

O que são Dificuldades de aprendizagem?

Dificuldades de aprendizagem ou transtorno de aprendizagem são desordens que afetam a capacidade do cérebro de uma pessoa de receber e processar informações. Elas são com frequência identificadas por professores e diagnosticadas por profissionais como psicólogos por meio de testes, avaliações. Veja o vídeo abaixo e entenda mais sobre o que são e qual o papel do professor.

 

No entanto, não existe apenas uma dificuldade de aprendizado. Na verdade, o termo é usado para definir um número considerável de desordens como disfunção cerebral mínima, dislexia, autismo e afasia. No entanto, dentro da sala de aula as dificuldades de aprendizado mais comuns são a dislexia, discalculia e disortografia.

Dificuldades de aprendizagem não são medidores e Inteligência

É importante lembrar que as dificuldades de aprendizagem não são de maneira alguma indicativos da inteligência de um indivíduo. Muitas pessoas com dificuldade do aprendizado são tão inteligente são mais do que seus colegas, possuindo um quociente intelectual ou seja QI normal.

As dificuldades ou transtornos de aprendizagem são condições que afetam a capacidade de aprendizado, mas não a limitam. Isto quer dizer que um indivíduo contando com o suporte adequado para dificuldade de aprendizagem que possui.

Para ler mais sobre dificuldades de aprendizagem leia nossos artigos sobre a dislexia e síndrome de Asper ou Autismo Infantil. Tem dúvidas ou mais informações sobre as dificuldades de aprendizagem? Deixe um comentário usando o formulário abaixo.

Publicado em Perguntas sobre a dislexia, Sem categoria Marcado com: , , , , , ,
6 comentários sobre “Dificuldades de aprendizagem – O que são?
  1. Mary Aparecida Nascimento de Souza disse:

    Gostaria saber sobre cursos no estado de SP, sobre Dislexia, gostaria muito de entender para poder ajudar meu filho e não deixar só na mão de profissionais, apesar q os q ele frequenta lhe passa muita segurança.
    minha graduação é Administração Empresa, cursos q eu possa participar, os que encontro só são direcionados aos profissionais da área.

  2. Andrea Felix de Carvalho disse:

    Meus filhos tem dislexia, fiz o laudo e a Bianca que tem 17 anos tem um grau mais forte e meu filho Arthur de 9 anos tb tem mas é um grau menor.
    Fiz com eles sessões de fono e psicóloga, e tratamento em cabine e melhorou muito mas desde o ano passado minha filha piorou, nao sabemos se foi pq o grau de dificuldade aumentou no colégio por ela estar nos dois últimos anos antes de prestar vestibular para entrar na faculdade.
    Tem mais cobrança e livros para ler.
    O que sei é que ela é extremamente esforçada estuda muito, mas muito mesmo, o dia inteiro, a noite e até finais de semana.
    E nao esta indo bem nas provas e simulados para o vestibular.
    Cada resultado de prova é uma tortura para ela e toda a família por ver sofrendo tanto, ela chora de soluçar por não entender o que acontece. Ela estuda estuda e ate acha que vai bem, mas quando vem o resultado é uma recepção para ela e para tod a família que vê o estado que ela fica.
    Hoje foi um dia desses ela falou em até se matar, estamos desesperados.
    Precisamos de ajuda, mas nao sabemos nem por onde começar.
    Se alguém souber de algo para ajudar, por favor entre em contato comigo.
    Grata andrea

  3. Manuela costa disse:

    Sou dislexica, e tenho uma filha bastante dislexica. Hoje já é adulta tem 21 anos. Conseguiu fazer a sua escolaridade com muito esforço, mas fê-la. Mas para contrariar esta facilidade de entrar no desespero, no estudar sem conseguir reter a informação, sem conseguir compreender o que estava escrito, procurei que o seu tempo de estudo fosse limitado.. Ela iniciou muito cedo um desporto, a patinagem artística. Este desporto permitiu lhe durante muitos anos descarregar as suas angústias e medos porque dedicava se muito como em tudo o que faz. Hoje está no terceiro ano da faculdade, a acabar a licenciatura, e este ano inscreveu se na natação porque sentiu a necessidade de retomar um desporto para descarregar as angústias que começou a ter por ser um fim de ciclo escolar.
    Desejo que a minha experiência lhe seja útil .

  4. thalita disse:

    Olá tenho 22 anos tenho muita dificuldade de ler e escrever dificuldades de conversar eu acho sou disléxico que preciso fazer para melhora.E não consigo fazer um vestibular e pois tem muita vergonha
    Preciso de ajuda.

  5. Faço as palavras do autor as minhas.

    ¨É importante lembrar que as dificuldades de aprendizagem não são de maneira alguma indicativos da inteligência de um indivíduo. Muitas pessoas com dificuldade do aprendizado são tão inteligente são mais do que seus colegas, possuindo um quociente intelectual ou seja QI normal.

    As dificuldades ou transtornos de aprendizagem são condições que afetam a capacidade de aprendizado, mas não a limitam. Isto quer dizer que um indivíduo contando com o suporte adequado para dificuldade de aprendizagem que possui.

    Para ler mais sobre dificuldades de aprendizagem leia nossos artigos sobre a dislexia e síndrome de Asper ou Autismo Infantil. Tem dúvidas ou mais informações sobre as dificuldades de aprendizagem? ¨

  6. maria aparecida alvarez disse:

    desejo mais informações sobre dificuldade de aprendizagem,
    obrigado

1 Pings/Trackbacks para "Dificuldades de aprendizagem – O que são?"
  1. […] é um dos profissionais que estão ligados ao diagnóstico  e tratamentoda dislexia e outras dificuldades do aprendizado. Mas como é o que este profissional atua? Quais são os órgãos responsáveis por sua […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*