Autismo infantil

autismo infantil pode ser detectado em crianças com apenas 3 anos de idade

O Autismo infantil é considerado uma alteração cerebral que ocorre com maior frequência em meninos do que em meninas. Ele também afeta a capacidade de comunicação ou desenvolvimento psiconeurológico de crianças por volta de três anos de idade. Embora o autismo infantil seja algumas vezes relacionado a graus diferenciados de retardo mental; O autismo infantil não é, de forma alguma, sinônimo absoluto de retardo mental, e nem da incapacidade intelectual de aprender.

O Autismo infantil começou a ser estudado e classificado na década de 1940. E foi em 1943 que o Americano Leo Kanner classificou o autismo. Mas, foi apenas em 1943 que Hans Aspergerr identificou o que ficaria conhecido como síndrome de Asperger. A síndrome de Asperger pode ser compreendida como uma espécie mais branda de Autismo. Embora muitos dos sintomas característicos do autismo estejam na sindrome de Asperger, ela não afeta tão profundamente a vida das pessoas que a tem quanto o Autismo. Por isto, alguns a consideram uma forma de autismo leve. E Por isto, se diz que A síndrome de Asperger faz parte do spectrum do autismo.

As principais características do autismo infantil são déficits relacionados com a capacidade de comunicação como:

  • Dificuldade de relacionamento;
  • Risos ou gargalhadas inapropriadas;
  • É avesso ao toque – não gostar de ser tocado;
  • Evitar contato visual;
  • Comportamento inapropriado, esquisito ou estranho para a idade da criança.

Quem faz o diagnóstico do autismo infantil?

O pedopsiquiatra é o médico que faz o diagnóstico do autismo infantilQuando há suspeitas de que uma criança é autista o médico a ser procurado ou consultado é o pedopsiquiatra. Ele é uma espécie de psiquiatra infantil. O pedopsiquiatra é um especialista no diagnóstico e tratamento de perturbações tanto mentais quanto emocionais em crianças e adolescentes. Na falta de um pedopsiquiatra, procura-se um psiquiatra e na ausência dos dois, um médico clinico para direcionar ao profissional mais qualificado para o diagnóstico.

Como é Feito o diagnóstico do Autismo infantil

O diagnóstico do autismo infantil, assim como o de outros Transtornos invasivos do desenvolvimento é totalmente clínico, isto quer dizer que não existe um exame específico para identificar a síndrome. Apenas é feita a análise do comportamento e da história da criança, seus padrões compartimentais e dificuldades com a comunicação e relacionamento social.

Para se chegar a um diagnóstico médico de autismo infantil é preciso que a criança seja muito bem examinada e acompanhada. E este acompanhamento deve ser tanto físico quanto psico-neurologico. Assim, a avaliação com o pedopsiquiatra pode incluir entrevistas com os pais da criança e outros familiares. Isto é feito para se adquirir o maior número de informações sobre o comportamento da criança. Em algumas ocasiões são pedidos exames complementares para saber se há também a presença de algum tipo de doença hereditária ou genética.

Para saber  mais sobre:

 

Publicado em Autismo, Sem categoria Marcado com: , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*